Saiba quais províncias do Canadá oferecem mais postos de trabalhos

O Statistics Canada (tipo o IBGE do Canadá) divulgou recentemente os níveis de criação de emprego e desemprego no país, referente aos últimos 12 meses. As notícias foram boas. Ou seja, mais empregos e menos desempregos. Pelo menos, em 2017. Algumas províncias se destacaram positivamente, outras nem tanto. Enfim, saiba onde as filas de emprego são bem menores no Canadá.

Pra se ter uma ideia só em dezembro foram preenchidas 79.000 vagas de trabalho, sendo 55.000 nos ditos “part-times”. Já o desemprego caiu e atingiu à casa de 5.7% – a menor desde Janeiro de 1976. No ano todo, os níveis de empregabilidade cresceram +2.3% (mais de 400 mil vagas). Boa parte direcionadas para setores de construção, transporte, serviços imobiliários e alguns técnicos científicos.

Os mais contemplados, acredite, são trabalhadores acimao de 55 anos (+5.3%) e mulheres (+6.3%), ainda que a galera mais nova também tenha conseguido um lugar ao sol em 2017 (+1.7%). Já as províncias de maior destaque são: Ontário (+2.5%, ainda tímido), Quebec (+2.1%, três meses consecutivos de crescimento), British Columbia (+3.4%, com a menor taxa de desemprego do país, 4.6%) e Alberta (+2.4%, algo que não acontecia desde 2014) – vagas, no geral, “part-time”.

Além disso, nem preciso dizer que grande parte dessa turma toda são imigrantes. Outro ponto a destacar é que os jovens tem optado mais aos estudos do que ao trabalho. Fator que vai se unir com a projeção de perda de muitas vagas nesta faixa etária devido ao aumento do valor da hora trabalhada, pelo menos em Ontário. Mas calma, o ano está apenas começando e tem muito cartão pra bater ainda até o fim do ano.

Matéria originalmente publicada no Jornal North News.