O que você pode levar de comida e bebida pro Canadá?

Eu sei, eu sei… nada como uma mala com 32kg só com aquilo que mais desejamos do Brasil: tapioca, paçoquinha, bolacha Passatempo, pipoca doce, queijo minas, pão de queijo, cachaça, café, bombom Sonho de Valsa, leite condensado e mais um monte de tranqueira. Mas, o que sua Tia Clotilde vai poder mandar pra você sem que fique parado lá no aeroporto?

Antes de mais nada, declare tudo.

“Meu amigo nunca declarou nada e sempre entrou com um monte de coisas”! Sorte dele. Como estamos falando de Canadá e por lei você deve declarar a entrada de quaisquer tipos de alimentos, não vale a pena arriscar. As vezes, aqueles 18kg de queijo caseiro nem estavam fora da regra, mas não falar dele pode ser pior – tipo: ficar sem o queijo.

Laticínios

Esqueça o Danoninho, o Leite Moça, o requeijão, o catupiry! Sorry. Não pode. Eu sei, eu sei…. aquele seu amigo que nunca declarou nada já trouxe umas 20 latas de leite condensado. Mas, não pode. Entretanto, nem tudo está perdido: queijo pode. Com moderação, claro. Até 20kg. Acho que já dá pra quebrar o galho, né?!

Peixes

Pode, também com moderação. Não venha trazer toda pescaria do final de semana do Tio Oscar. E tem duas espécies especificas que não entram nem a pau: baiacu e caranguejo das patas peludas (what?!). Não me perguntem por quê.

Bebidas

Escolha um tipo e só vai ser aquele. Ou vinho (até 1.5 litro) ou cerveja (até 24 latinhas) ou cachaça, por exemplo (até 1.14 litro). O resto você pega no LCBO. Bebidas brasileiras só com moderação.

Frutas e Vegetais

Sim, frutas e vegetais. Tem gosto pra tudo. E algumas delas podem ter algumas restrições distintas por Províncias. Mas, a grosso modo você pode trazer até 20kg para as secas ou congeladas e 250kg (afff) para as frescas. Ah… raízes, tipo mandioca e cenoura – só até 1.5cm de raíz (what?!).

Ervas, Pimentas, Chás, Cafés e Chocolates

Liberado, com bom senso, claro. Pode trazer o Sonho de Valsa.

Produtos assados, tipo de padaria

Aquele bolo de fubá cremoso, o inesquecível pão feito em casa, muffins da vovó, croissants, bolinho de chuva, cookies e por ai vai, até 20kg também.

Carnes e derivados

Sem chance. Não pode. Nem adianta embrulhar a vácuo aquela picanha ou uns dois quilos de linguiça com provolone dentro, muito menos aquele kit-feijoada (com carne seca, orelha de porco e calabresa). Sorry.

Caldo Knorr e Sazon

Melhor não arriscar. A legislação não é muito clara a respeito. Mas, na dúvida… Recentemente um senhor foi penalizado em CAD$800 porque entrou com um potinho de Caldo Knorr no Canadá. Então, pra que o caldo não entorne…. Evite.

Mas, sempre confira as atualizações no site da Canadian Food Inspection Agency e as variações que pode existir para cada província.

E boa viagem, e apetite.

.

Cadastre seu email aqui e receba uma baciada de informações e dicas sobre essas terras canadenses.

.

Post publicado originalmente em maio/2016.