O inverno vem aí…. mais frio ou menos frio?

Inverno no Canadá é frio. Ponto. Nada mais óbvio. O “x” da questão é: mais frio ou menos frio? Mais longo ou mais curto? Muita neve ou pouca neve? Começa quando, acaba quando? Natal com neve ou sem neve? Tomar vacina da gripe ou ficar só na limonada mesmo? Agora, meu amigo, minha amiga, escapar dele, lamento – você não vai.

Lembro da noite de Natal de 2015, 24 de dezembro. Toronto. Inverno, claro. Demos aquela última checada nos nomes dos nossos amigos-secretos (é… no Canadá também tem isso), demos aquela última checada no peru recheado, na champanhe, perfuminho pra acompanhar e temperatura: inacreditáveis 14ºC (positivos!!). Algo que não se via, pra uma noite de Natal, há mais de 50 anos. Meus trajes natalinos? Bermuda e camiseta, isto no Canadá. Pasme.

Mas, dois raios (ou dois flocos de neve) não caem duas vezes no mesmo lugar. Este ano o Natal vai seguir os padrões Disney: neve, renas e Papai Noel bem agasalhado de vermelho, e você também. As previsões para temporada inverno 2016/2017 são bem mais congelantes. Culpa do El Niño que resolveu ir passear por outros cantos do mundo. Daí, já sabe, né?! Winter is coming.

Dizem os homens do tempo do Farmers Almanac (que nunca erram) que a friaca começa lá pro fim de outubro. Daí vai descendo até o chão, ou mais abaixo ainda. Pro começo de dezembro já despenca um caminhão de neve, pra dar todo aquele toque de branco no cenário. Pistas de patinação a mil. Sal para todos os lados. Lareiras funcionando a pleno vapor.

Respire. Mentalize.

Nem tudo está perdido: o 1º dia de 2017, dá uma esquentadinha.

O pior vem depois.

Segundo os “maus agouros” o momento Frozen-Em-Sua-Vida será entre janeiro e fevereiro do ano que vem, quando os termômetros vão rachar de tanto frio. É o que dizem. Será quando acontecerão todos aqueles memes do inverno canadense: cuspe virar gelo no ar, perder o carro debaixo da neve, ápice da produção dos bonecos de neve, quedas e mais quedas de patins e por aí vai. Até chegar o tão esperado dia que o termômetro bater 0ºC de novo e você sair de shortinho pelas ruas, feliz e contente. Isto é Canadá.

Feliz Natal pra você também.

.

Cadastre seu email aqui e aprenda um pouco mais sobre todas as estações do Canadá.

1 thought on “O inverno vem aí…. mais frio ou menos frio?”

Os comentários estão fechados.