Ruas em mal estado em Toronto, Canadá

Número de buracos nas ruas de Toronto só aumenta

Havia um buraco no meio do caminho. Aliás, havia vários buracos no meio do caminho. A situação de grande parte das ruas de Toronto beira o caos, ainda mais nas ruazinhas internas dos bairros da cidade. O culpado? O inverno, que castigou Ontário com suas inúmeras tempestades de neve. Quem sofre com isso? Os carros, você, a prefeitura, todo mundo. Mas, dizem que já estão dando um jeito.

Conheça a receita infalível para se fazer buracos nas ruas: despeje uma tempestade de neve; depois jogue bastante sal pra derreter a danada; deixe a meleira (neve+sal+água) escorrer pelo asfalto, bem naquelas mini-frestras; espere o clima gelar novamente; a meleira vai virar gelo, dentro do asfalto; pronto: asfalto dilatado pelo gelo = buraco. Lógico, há outras desgraças que aumentam esta buracaida toda.

Pra você ter uma ideia são uns 200 mil buracos por ano. É…. eles contam os buracos.

Sabe quanto custa para os cofres do município – digo, pro seu bolso – tapar cada buraco desse? $17. Pra esse ano está previsto um orçamento de $4 milhões só pra buraco. Aliás, num destes fim de semana, cerca de 50 equipes se espalharam pela cidade só pra isso. Ainda mais, sabendo que duas ruas da cidade estão entre as mais esburacadas de Ontario: a Dufferin St. e a Bayview Ave. (top 10 da Província – segundo a CAA).

Assim, caso o buraco de estimação da sua rua não tenha sido contemplado com uma boa “obturação”, você pode reclamar. Basta ligar para o número 311, mandar um email (311@toronto.ca) ou fuçar no site. Informe a localização do buraco (nome da rua, número aproximado) e se é um buraquinho ou buracão.

E não esqueça de calibrar os pneus do seu carro, isto ajuda a relação de amor entre “carros X buracos”; além de andar mais devagar nos dias de chuva e neve, ou as duas coisas juntas.

Post originalmente publicado no Jornal North News.