Canada inova mais uma vez, muda jeito de pensar a prescrição de remédios

Médicos canadenses prescrevem visitas a museus aos pacientes

Imagine você combalido, receita em mãos, entrando mais uma vez naquela sua farmácia preferida. Já conhece todos pelo nome. Vai em direção do seu farmaceuta favorito. Entrega a receita. Ele lê, e olha pra você assustado. Não entende. Seria o garrancho médico? Chama o amigo, que observa e suspira. Dobra a receita, põe os óculos no bolso e diz: “Não temos essa medicação. O senhor terá que procurar um museu”. Pois é, em Montreal isso já é uma realidade.

 

A Associação de Médicos Francófonos, junto com terapeutas da arte e Diretores de Museus, resolveu colocar algumas pesquisas em prática e começou a prescrever visitas a museus aos seus pacientes – dos depressivos a doentes crônicos. “Existem inúmeras provas científicas que mostram que a arte terapia é ótima para saúde física. Ela aumenta nossos níveis de cortisol e serotonina, hormônios responsáveis pelo bem estar”, disse Hélène Boyer, Vice-Presidente da Associação, e com razão.

 

Pensando fora da caixa – de remédios – já havia ouvido falar que o Departamento de Parques e Jardins de Toronto era um braço da Secretária de Saúde da cidade. Ou seja, quanto mais parques e jardins para população, menos gastos com saúde. E agora tem essa de Montreal. “No Século 21, a cultura será o que a atividade física foi para saúde no Século 20”, disse Nathalie Bondil, Diretora de Artes de Montreal. Bravo! Um remédio e tanto!

 

Vai funcionar da seguinte forma: os médicos poderão prescrever até 50 visitas gratuitas ao ano aos seus pacientes e cuidadores. Cada receita permite que o paciente leve um acompanhante e mais duas crianças, caso queira. Óbvio que esse povo todo não precisa estar doente pra ganhar essa mamata. E doente entenda: é tanto o físico quanto o mental, e ambos estão se beneficiando muito com essa posologia cultural. Os “hipocondríacos” vibram – só que agora com suas pilhas de ingressos!

 

Post originalmente publicado no Jornal North News.