Inverno no Canadá: ainda tem muito pra esfriar, pelo menos pra alguns

Praticamente gelou tudo neste fim de ano no Canadá: teve Niagara Falls congelada, pedaços do Lago Ontário congelados, recordes negativos em muitas províncias, montanhas de neves em outros lugares, temperaturas na casa dos 50 negativos, até cuspe congelava em alguns dias. Já previam esta geladeira toda, mas o bagulho tá louco. E o que vem por aí parece que vai esfriar ainda mais as canelas, se prepara.

Na verdade, a grande culpada deste bungee-jump nos termômetros é tal da La Niña, de novo. Pra esquentar é ela, pra esfriar é ela, tudo é ela (ou o irmão dela, o Niño). Acontece que a danada da Niña tá botando pressão no Pacífico e diminuindo na América do Norte como um todo – logo: um inverno mais longo, mais úmido e em porções. Explico. O frio que tá castigando as regiões Sul e Leste do Canadá agora, vai virar e subir rasgando pro outro lado – ou seja, do Sul pro Oeste.

Então, a galera que tava curtindo um inverno menos-gelado em dezembro (lá pras bandas de Alberta, British Columbia, Vancouver e até Saska), vai ter que começar a tirar as blusas, jaquetas e edredons do guarda-roupa lá pro meio de janeiro pra fevereiro, porque o bicho vai pegar. Enquanto, Quebec, Ontário, Manitoba e alguns outros vão poder respirar um pouco (acho!). Pelo menos, é o que tão falando os homens do tempo da Weather Canada. Tudo isso entrando em Abril, inclusive.

Enfim, quando se fala de frio do Canadá é outra esfera de frio. Alguns dizem, que depois que despenca dos 20 negativos, tudo é frio. E põe gelo aí. Contudo, todo cuidado é pouco, e algumas dicas são importantíssimas – pra não dizer vitais:

 

  • Baixe um aplicativo do tempo (Yahoo Weather, AccuWeather, Canada Weather) – fique atento e acompanhe a velocidade do vento, se é vento Norte ou Sul (do Norte é bem mais frio), sensação térmica, precipitações etc;
  • Agasalhe-se bem – melhor pecar por excesso nestes casos (ah… esqueça estilos e combinações de cores! Proteja-se do frio e ponto). Visite brechós: tem ótimas opções e muito mais baratas;
  • Cuide da sua pele – ela vai ressecar. Logo, hidrate-se;
  • Tome vitamina D – pelo simples motivo de que você estará menos exposto ao sol;
  • Beba água.
  • Tire fotos. Curta e respeite o inverno.

 

Pra você que quer ter uma idéia de média de temperaturas por região no inverno, veja o mapa abaixo: