Estudar no Canadá: canadenses pagam 3 vezes menos que estudantes internacionais

Nem tudo é um mar de rosas. Estudar no Canadá tem seu preço, e não é pouco, e tem subido a cada ano. Ter uma bolsa de estudos seria uma boa, porém não é o tema da nossa “aula” de hoje. O Statistics Canada soltou semana passada o quanto está custando estudar no Canadá em geral, tanto para canadenses quanto para estudantes internacionais. Puxe uma cadeira, pegue a calculadora e arrume um cofrinho.

Em média um cidadão canadense – o que não quer dizer só o canadense da gema – paga uns $6.300/ano por uma graduação (Undegraduate Program) – valor 2.8% maior que no ano passado. Enquanto um estudante internacional vai pagar para o mesmo programa, na mesma sala que o menino aí de cima, cerca de $23.500/ano – uma mordida 5.6% maior que 2015, fora que já tinha subido 6.5% antes e quase 4 vezes mais que o canadense. Ca-ra-co-lis, tá difícil!

Ontario é a província com o esse custo mais alto e Quebec entre os mais baixos – o curso de Odonto está entre o mais salgados! E quem quiser encarar um MBA Executivo, prepare-se: a média/ano é de $48.000 – e em Ontário multiplique isso por 2: só $96K. Por outro lado, a pesquisa revela também que um mesmo curso (Ciências da Computação) pode ter uma diferença de preço gigantesca de uma cidade para outra – tipo, $2.500 em Sherbrooke e $10.000 em Waterloo. Meldels!

Com esses valores em mente, ou dentro das variações curso/província, saiba que: como estudante internacional você vai desembolsar cerca de quatro vezes mais do que um canadense pagaria – fora os incentivos ao estudo e pesquisa que um residente permanente tem. Massssss, nada que um bom planejamento, análise de custo/benefícios, poupança, programação ou aquela tão sonhada bolsa não resolva tudo no final. Boas aulas.

1 thought on “Estudar no Canadá: canadenses pagam 3 vezes menos que estudantes internacionais”

Os comentários estão fechados.