quer dirigir no canadá? saiba como

Como tirar sua habilitação em Ontário?

Se você é um brasileiro ou uma brasileira da gema, já dirige a longa data (ou não) no Brasil, e quer dar uns roles de carro pelo Canadá afora, saiba: isso não é tão difícil assim. Aliás, é bem simples. Mesmo você aterrissando por aqui como turista ou estudante, sem contar os residentes temporários e permanentes, todos tem sua chance de sair dirigindo por aí jogando neve pra todos os lados.

 

Antes de tudo, vamos deixar claro algumas coisas: as regras expostas neste post cabem à província de Ontário e ainda assim é sempre bom dar uma olhada se não houve alguma atualização ou mudança aqui ou ali. Cada província tem a sua lei, contudo isto não te impede de atravessar o Canadá com uma habilitação específica de um lugar específico – desde que habilitado, claro. Cada caso é um caso.

 

Caso você esteja visitando Ontário por menos de 3 meses, vale a sua CNH brasileira mesmo. Desde que você tenha no mínimo 16 anos, tenha um seguro apropriado, traga sua habilitação original e obedeça às leis de trânsito locais. Nada de dar cavalinho de pau na neve! Agora, sendo esse período temporário superior a 3 meses, daí tem que ter aquela CNH Internacional.

 

Agora, se você está mudando para Ontário, vindo de outro país ou província, como estudante, por exemplo, a sua habilitação tem validade de 60 dias. Para obter sua “driver license” você precisa procurar um Service Ontario e dar início a sua solicitação, com alguns documentos indispensáveis, como: passaporte (ou ID) e sua habilitação (faça a tradução no Consulado do Brasil em Toronto). Calma, tem mais.

 

Daí você vai preencher uma papelada, pagar umas taxas e fazer um teste oftalmológico e….  o teste de conhecimentos de placas e leis. Tranquilo. Há vários apps, simulados e apostilas com tudo o que cai nessa prova (se procurar até acha em português). Foi aprovado? Ótimo! Agora, basta agendar o teste prático. Pegar no carro de verdade. Ah… é sempre bom dar umas voltas de carro com alguém que já mora há mais tempo no Canadá, pra pegar aquelas dicas e macetes vitais.

 

Se você dirige há mais de 2 anos, o teste prático é para Driver License G2, caso você seja aprovado você já pega a G Full. Não sendo aprovado, fica na G2 mesmo. Após um ano pode tentar de novo.

 

Se você dirige há menos de 2 anos, o teste prático é para Driver License G1, caso você seja aprovado, você fica com a G1 e espera um tempo, que pode variar de 4 meses a um ano, para agendar o teste para G2 e assim sucessivamente.

 

Detalhe importante: cada uma dessas Driver Licenses (G1, G2 e G Full) tem suas regras específicas de trânsito. Coisas que você pode fazer ou não com cada uma delas.

 

Por exemplo:

Para G1 Drivers: zero álcool no sangue, não dirigir entre a meia-noite às 5 da manhã, não pegar highways e dirigir com alguém habilitado há mais de 4 anos (sentado no banco da frente);

 

Para G2 Drivers:  zero álcool no sangue, nos 6 primeiros meses de G2 você só pode levar uma pessoa maior de 19 anos entre a meia-noite às 5 da manhã, após os seis meses de G2 você já pode levar 3 pessoas acima de 19 anos (caso você esteja acompanhado de alguém habilitado há mais de 4 anos, daí tá liberado);

 

Para G Full: é full mesmo. Só que nada de abusos, estamos no Canadá, my friend. Alcool? 0,08 no sangue. Ou seja, nada. O resto é de boa.

 

Como já disse, é essencial que você sempre confira as atualizações no site da Província de Ontário, além de outras informações sobre outros temas ligados ao assunto.

.

Post originalmente publicado no Jornal North News.