Troque onibus por uber

Cidade canadense troca ônibus por Uber para seus passageiros

Em tempos de promessas políticas faraônicas e fake news desenfreados, toda notícia do gênero parece balela. Mas, não é o caso. A cidadezinha de Innisfil, que fica ao Norte de Toronto, em Ontário, resolveu pegar uma calculadora, um quadro branco e botar cabeças pra pensar. Tema: transporte público. Problema: gastos excessivos. Proposta: trocar ônibus por Uber. Resultado: economia de $8 milhões de dólares. E a população gostou.

 

Quando se fala em políticas públicas, em qualquer país do mundo, as escalas de gastos são gigantescas. Qualquer pequena alteração, benéfica, pode resultar em milhões (ou até bilhões) em economia para os cofres públicos, e pro bolso das pessoas, claro. E muitas vezes, a solução pode ser bem mais óbvia do que a gente imagina. É o caso de Innisfil, que resolveu trocar o tradicional pelo disruptivo; o trajeto de sempre, por um caminho inteligente.

 

A ideia é subsidiar as viagens de passageiros que usem Uber Pool (que é um serviço de carona da Uber). Bota lá os algoritmos pra trabalhar, faz-se uma combinação de pessoas e itinerários e bingo! Afinal de contas, por que fazer percursos desnecessários, em horas desnecessárias, com um busão que é caro pra todo mundo?! “A cidade agora é um exemplo mundial em pensar fora da caixa, combinando inovação com políticas públicas eficazes”, disse Rob Khazzam, da Uber Canada.

 

A cidadezinha tem lá seus 36 mil habitantes, espalhados em 270km2. Pouca gente, pouca distância. Porém, os gastos beiravam $33/passageiro, quando se falava de ônibus. Agora, o subsídio está em $5.62 por usuário. E como os trajetos num vilarejo como este são sempre os mesmos e próximos… a matemática fica fácil. A galera hoje paga algo entre $3 e $5 pra dar seus rolês de Uber pela cidade e ainda fica felizona.

 

A cidade de Belleville (190km a Leste de Toronto) também está testando algo do tipo, mas para os “blue nigths” (aqueles ônibus que circulam de madrugada). Por lá, foi o seguinte: desenvolveram um app, com o mesmo princípio do Uber Pool, só que para os ônibus locais. Com isso, você torna mais assertivo os deslocamentos na cidade – alcançando passageiros específicos, em horários determinados e em trajetos mais eficazes. É…. o futuro não é mais como era antigamente.

.

Texto originalmente publicado no Jornal North News.