Carros autômatos – em breve, nas ruas de Ontário

Como dizia aquela música: “o futuro não é mais como era antigamente”. O Mr. Ford que o diga. Não chegamos ao nível Jetsons – com seus carros voadores, mas estamos perto. Aliás, motoristas, em breve, serão os acessórios opcionais dos carros. E alguns desses modelos de carros autômatos já já vão rodar pelas rodovias de Ontário, é o que falou o Ministro dos Transportes.

A corrida pra ver quem sai na frente com os self-driving car esquenta a cada dia. É uma briga de cachorro grande. Tem Google, tem Tesla, tem Apple e muitos outros. Por aqui, a galera da Universidade de Waterloo se juntou com a Erwin Hymer Group e a BlackBerry QNX, num projeto chamado WATCar (Waterloo Centre for Automotive Research). É pesquisa pesada, e das boas.

 Veja só: a ideia é que esses carros detectem as melhores rotas e fujam dos congestionamentos; diminuam consideravelmente o número de acidentes de trânsito (aqueles causados por aquela peça em frente ao volante); alcancem uma maior economia de combustível; reduzam a emissão de gás e outras coisinhas mais; e tudo isso, sozinhos! É o que dizem e querem todos os envolvidos na pesquisa – ou seja, melhorar o conceito: “pra que serve um carro”.

O teste vai começar com três carrões: um Lincoln MKZ, um Mercedez-Benz Sprinter Van e QNX 2017 Lincoln. Só que nem adianta procurar um pra pegar carona, ainda só é uma fase de experimentos. Nada para nós meros mortais, por enquanto. Então, caso você veja um carro “fantasma” por aí, não se assuste – é só o futuro passeando pelas ruas próximas da sua casa.

Matéria originalmente publicada no Jornal North News, por este que vos fala.