Canadá quer 1 milhão de imigrantes

Canadá quer mais de 1 milhão de imigrantes até 2021

Espalhe essa ideia
  • 285
    Shares

A porteira não para de abrir. A cada ano que passa mais e mais gente, de todas as partes do mundo, pega seu visto, arruma suas malas e pega um voo para o Canadá. E o governo quer aumentar ainda mais esses números. O plano agora é: a contar deste ano até o fim de 2021, conceder mais de 1 milhão de vistos permanentes. Entenda o por quê.

É fato para o governo canadense que imigrantes contribuem para o crescimento econômico do país e mantem o Canadá lá na frente quando se fala de números que importam no cenário global. Quem já passou pela via sacra de um processo de imigração, ou está no meio de um, sabe que o pente é bem fino – em vários sentidos. Traduzindo: não é fácil, e está cada vez mais criterioso. Tem que estar bonito na foto.

Geralmente são profissionais extremamente qualificados em seus países de origem, que por “n” razões buscam no Canadá uma melhor qualidade de vida. Afinal de contas, o país está sempre nas listas dos melhores disto ou daquilo. Fora que, apesar dos pesares, para muitos o processo de imigração canadense é bem “mais bonzinho” quando comparado com alguns processos imigratórios de outros países – EUA, por exemplo. Dizem….

Mas, voltando aos números: a previsão é de 330.800 imigrantes para 2019, 341.000 para 2020 e 350.000 para 2021. Somando tudo, dá quase 1% da população canadense. Fora a turma que já está aqui. Para Ahmed Hussen, Ministro da Imigração, é tudo muito claro: “A população está envelhecendo, a taxa de natalidade está caindo e precisamos de profissionais”, ponto. Ah…. tem ainda os braços sempre abertos aos refugiados – só em 2017 foram 44.000.

Atualmente, entre os países que mais enviam imigrantes estão: Índia, Filipinas, China, Síria e EUA. Dentro do programa está também a questão da melhoria na integração dessas pessoas no país, fatores como: idioma, a efetivação no mercado de trabalho, questões culturais e financeiras… enfim, neuras do dia a dia. Perrengues que, uma vez superados, geralmente resultam na tão sonhada cidadania canadense – um alvo também para o governo local.

Então, será que agora sai aquele visto?