Canadá – país com a 2ª melhor reputação do mundo

Boa reputação tem sido algo raro hoje em dia, mesmo quando falamos de países. Ataques terroristas, policiais truculentos, guerras civis, posicionamentos toscos sobre questões delicadas e outras tantas babaquices tem deixado alguns países com a ficha suja no mundão afora. Mas, tem gente que ainda está bonito na foto, e o Canadá aparece de novo como um bom menino.

Tudo bem que no ano passado a coroa de “bom moço” tinha ficado com o Canadá, porém este ano não deu. Mas, ainda está no topo. Quem levou o troféu de boa reputação mundial desta vez foi a Suécia. O país do Trudeau caiu para o 2º lugar. Em terceiro ficou a Suiça. O Brasil? 24º, e melhorou (26º em 2015). Nada mal se levarmos em consideração que foram analisados 70 países do mundo inteiro, numa pesquisa bem criteriosa.

O Reputation Institute entrevistou cerca de 48 mil pessoas sobre temas que são considerados essenciais para o bom retrato do país na vitrine mundial, tipo: apelo ambiental, se é seguro para se visitar, políticas públicas, economia inclusiva, carisma da população etc. Assim como o avesso disso tudo mancha a reputação de tantos outros, como: Paquistão, Irã e Iraque, os três últimos no quesito reputação.

Além disso, a pesquisa aponta também para países com as marcas: feliz, pacífico e de baixa corrupção. Daí o Canadá pinta no 6º lugar, com a Dinamarca lá no topo. E todas essas análises culminam em características comuns entre os melhores países do mundo, as quais: governos mais efetivos, fortes apelos ambientais e economias robustas. Parafraseando minha mãe: “um país bom pra se casar”.

Só para constar, os Estados Unidos pegaram o 28º no quesito reputação. Sorry.

.

Cadastre seu email aqui e receba uma baciada de informações e dicas sobre essas terras canadenses.