3 coisas que você precisa saber antes de aterrissar no Canadá

Todo dia chega um email pra mim com a seguinte pergunta (ou variações dela): “Como eu faço pra ir pro Canadá? Você me ajuda?”. Ajudo. Só não faço aviãozinho de dinheiro como o Silvio Santos, mas responder, eu respondo. Ah… este post não é tua resposta, viu! Este post é tipo um BuzzFeed: 3 dicas infalíveis pra você chegar chegando no Canadá. E continuem mandando e-mails.

Mudar para o Canadá, não é como mudar pra São Paulo, Rio ou pro Acre. É algo mais trabalhoso, cheio de detalhes, demanda tempo, paciência, dinheiro, planejamento a médio, longo prazo. E mesmo se você ficar “bravinho” ou “bravinha” com o Canadá, a volta não é de um dia pro outro. Várias perguntas devem ser feitas e muitas respostas devem ser buscadas. Não é fácil!

Mas, três coisas você tem que saber – tipo, colar post-it na geladeira:

Você precisa juntar grana, sempre

É um pouquinho aqui, é um pouquinho ali, é um dólar lá, uns reais acolá. Documentos traduzidos, tarifas disto, tarifas daquilo, homestay, passagens aéreas, passeio na CN Tower, daí quer comprar o tal do iphone, daí quer ir ver o Trump, é Dollarama…. é grana que não para de sair, fora as variações cambiais. Portanto, supondo que você seja um mero mortal, guarde uma graninha todo mês – save money. Você vai precisar.

Você precisa estudar inglês, sempre

Três dicas legais que peguei do canal do Amigo Gringo, no Youtube:

  • Ouça algo em inglês todos os dias, no mínimo por uma hora. Podcasts, por exemplo. Tem uns fáceis, tem uns hardcore. Mas, ouça alguma coisa in english (no carro, no busão, andando, sei lá…);
  • Assista alguma coisa em inglês (não vale com legenda em português). Pegue sua série favorita, um filme qualquer, um TED, um desenho – vale com legenda em inglês. Assista milhares de vezes a mesma coisa: pesquise as palavras, as pronúncias, decore cada fala – in english.
  • Leia alguma coisa em inglês: livros, sites, jornais, artigos acadêmicos, bulas de remédios, manuais de instrução, placas… mas, leia. Aprenda uma palavra nova por dia – in english. Leia, leia e leia.

Você precisa conhecer os processos de imigração, sempre

Tudo o que eu disser sobre imigração, duvide. Ou seja, nada melhor que o próprio site da imigração canadense pra dar informações precisas e atuais sobre como entrar no Canadá. Portanto, se seu desejo é morar, estudar, passear, transitar, se refugiar no Canadá, conheça o site da Imigração Canadense nos detalhes – in english.

Bônus: você precisa estar antenado aos blogs e grupos sobre o Canadá

Conhece o Google? Então. Busque todos, leia todos, veja todos e duvide de todos, até deste.

 

Boa sorte, aguardo seu email.

1 thought on “3 coisas que você precisa saber antes de aterrissar no Canadá”

  1. Olá. Eu e minha esposa estamos começando a pesquisar sobre imigrar para o Canadá, e sei que temos muitos passos a seguir, e estamos na batalha do idioma nesse momento. Ela é Fisioterapeuta e eu sou formado em Gestão e Empreendedorismo, sendo que tenho 5 anos de experiência na área administrativa. Gostaria de saber se com essas “configurações” temos chance de bons empregos no Canadá… Muito Obrigado ! Parabéns pelo trabalho !

Os comentários estão fechados.