10 fatos curiosos sobre o Canadá pra você contar na sua roda de amigos

Churrasco com os amigos, papo vai, papo vem, de repente surge a frase: “mas, lá no Canadá é __________”. Daí, caso você já tenha conhecido o Canadá ou, mais ainda, você more no Canadá, todas as atenções vão orbitar à sua volta. Que o país é frio pra caraca, todo mundo já sabe. Que o Primeiro Ministro é “pop-star” todo mundo já sabe. Então, saca só essas 10 coisas que só acontecem por aqui.

Carros vs Moose

Em Newfoundland, 600 acidentes por ano envolvem carros e mooses. Lá tem mais mooses do que o mundo todo. Daí, você dar de cara com um deles pelas ruas não é nada difícil.

Força desgravitacional

Pois não é que tem um lugar no Canadá onde a força gravitacional é mais fraca. É perto lá de Hudson Bay, não sei aonde exatamente. Mas, por causa disso, ali seu peso será 28 gramas menor. Ufa. Dizem que as crostas da região não se desenvolveram completamente e blá blá blá – pra saber mais pergunte pra The New Scientist e seus satélites GRACE.

Florestas que não acaba mais

Junte todas as florestas do Canadá e cubra esse tanto de países: Japão, Itália, Camboja, Nicarágua, França, Alemanha, Gana, Camarões, Suécia Coréia do Sul, Uruguai e Reino Unido. Traduzindo, são 348 milhões de hectares de muito verde.

trudeau obama

Vizinhos do Tio Sam

Você sabia que 75% da população canadense mora meio que beirando com a fronteira dos Estados Unidos. Morar mais pro Norte do Canadá é meio complicado, logo….

Nado sincronizado no maple syrup

#Rio2016 – pra encher uma piscina olímpica você precisa de 25 milhões de litros d’água. O Sr. Canadá produz nada mais nada menos do que 14 piscinas olímpicas por ano cheias e transbordando de maple syrup. O maior produtor do mundo desse líquido sagrado.

Terra que mana neve e syrup

Pense rápido: onde no mundo tem mais petróleo? Começa com Arábia e termina com Saudita. Então, sabe onde é a Arábia Saudita do syrup? Quebec. De todo aquele syrup das piscinas, 71% dessa produção mundial jorra dali.

Califórnia > Canadá

Não se assuste, mas tem mais gente morando na Califórnia do que no Canadá inteiro. Isso mesmo. Sabendo que os Estados Unidos tem quase a mesma área que o Canadá, e ainda assim só na Califórnia tem mais gente que aqui.

General Views Of Tim Horton's Restaurants

O Tim Hortons de cada dia

Você já foi no Tim Hortons hoje? 15% de todo o Canadá vai ao Tim Hortons diariamente. Ir no Canadá e não ir no Tim Hortons, é o mesmo que não ir pro Canadá. Meldels…. são 2 BILHÕES (bi-lhões) de copos de café por ano (e não é cafezinho, xicarazinha não!). 8 de cada 10 copos de café tomados no Canadá são do Tim Hortons. Já foi hoje?!

Parlez-vous français?

O Canadá é um país bilíngue. Qualquer coisa que você compre vem escrito em inglês e francês. Em Quebec, principalmente, você ouve bastante dos “bon jours et mercis”. Pois, então, Montreal é a 4a cidade do mundo onde se fala mais francês – atrás apenas de Paris, na França; Kinshasa, no Congo e Abidjan, na Costa do Marfim. São 4 milhões de falantes, ça vá.

.

Cadastre seu email aqui e conte pros seus amigos sobre o Blog Numa Fria.

1 thought on “10 fatos curiosos sobre o Canadá pra você contar na sua roda de amigos”

Os comentários estão fechados.